sexta-feira, 7 de março de 2014

Número de homicídios cai 40% durante carnaval 2014 no Rio Grande do Norte

Membros da pasta da segurança pública do Rio Grande do Norte realizaram uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (6), na Governadoria, no Centro Administrativo, para apresentar os dados da Operação Carnaval 2014. O evento contou com a participação do secretário do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, do comandante-Geral da Polícia Militar, cel. Francisco Araújo, do delegado-Geral adjunto da Polícia Civil, Adson Kepler, e da diretora-Geral do ITEP, Raquel Taveira.

Na apresentação, coronel Francisco Araújo declarou que a Operação foi um sucesso, sobretudo pelo caráter de integração entre as quatro forças envolvidas em todo o Rio Grande do Norte.  Isso permitiu, por exemplo, a prisão de quatro foragidos da justiça e a apreensão de um quilo de cocaína na praia da Redinha. Também em relação a 2013, houve uma redução no número de ocorrências na região metropolitana. No ano passado foram registradas 148 notificações contra 93 deste ano. A Polícia de trânsito realizou a fiscalização de 2.369 veículos com aplicação de 721 testes de bafômetro e apreensão de 63 carteiras nacionais de habilitação (CNH).

A Polícia Civil registrou uma queda de 40% no número de homicídios em comparação com o ano passado. Em 2014, 15 foram registrados contra 25 de 2013. Comparado com o Ceará, onde foram notificados 70 homicídios em três dias, o número potiguar coloca o estado como um dos melhores do Nordeste. De acordo com Adson Kepler, o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social foi essencial para a redução da taxa, assim como o pagamento adiantado das diárias operacionais para os profissionais envolvidos nas ações.

Para o comandante-Geral da PM, Francisco Araújo, além da integração entre as forças da segurança pública, outro fator foi fundamental para o sucesso da operação deste ano. “Em 2014, fizemos um maior planejamento para resolver os problemas e realizar com êxito a Operação Carnaval. Instruímos os policiais a procurar sempre a mediação do conflito e, em último caso, efetuar a prisão ou apreensão. Isso permitiu que tivéssemos o carnaval mais tranquilo dos últimos anos. Nenhum registro de fuga foi notificado nos presídios, CDPs ou Ceducs do Rio Grande do Norte durante a folia de momo”, confirmou.

O comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, cel. Elizeu Lisboa Dantas, ressaltou que em relação a 2012 houve um aumento de 270% nos atendimentos preventivos. Outra ação do Corpo de Bombeiros foi a produção de autos de interdição de trios elétricos que mostraram dissonâncias entre os projetos técnicos apresentados ao setor de engenharia do órgão. Além disso, a ampliação no número de guarda-vidas de 40 para 60, e incremento de 4 para 15 dos postos de salvamento, resultou em uma redução de 59% no número de ocorrências em  praias, açudes e barragens.

 Apesar de sempre funcionar normalmente durante todos os dias de folia, essa é a primeira vez que o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) participa efetivamente da Operação Carnaval. O aumento no número de peritos em áreas de crime auxiliou a Polícia Militar e Polícia Civil nas ocorrências.

A diretora-Geral do ITEP, Raquel Taveira, comentou que tanto Natal como as subcoordenadorias de Caicó e Mossoró, reportaram números positivos em relação a 2013. Em Natal duas equipes de perícia e três rabecões ficaram à disposição das autoridades policiais diariamente; Caicó, que não tem perito na subcoordenadoria, também recebeu uma equipe e mais um técnico para coleta de material para exames residuográficos; em Mossoró além da equipe de plantão, outro perito esteve de sobre aviso nos 4 dias de folia, e sempre era acionado quando os plantonistas tinham que se deslocar para outros municípios.

O secretário de Sesed, Aldair da Rocha, fez um balanço sobre os números apresentados e disse que a operação foi um teste para o Mundial de 2014. “A integração entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ITEP foi essencial para prestar o melhor serviço à população. Foi satisfatória a Operação Carnaval e essa será uma experiência contínua que já levaremos para a Copa do Mundo de 2014, que terá Natal como sede. Vamos continuar com o trabalho para os próximos eventos do estado”, finalizou.

Veja a apresentação aqui e aqui.

*Assecom-RN


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior