quinta-feira, 6 de março de 2014

Jornal O Globo coloca Assembleia do RN como a segunda que gasta mais com folha de pagamento

Levantamento do jornal O Globo mostra que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte é a segunda do país em gastos com folha de pagamento.

Os dados colocam o Legislativo potiguar acima 2,36% do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Conforme o material, existem seis assembleias gastando acima do limite prudencial. A lista é composta também por Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Pará e Tocantins.

Apesar de apenas seis das 27 assembleias estarem acima dos limites, a reportagem afirma que que os gastos elevados com pessoal é um comportamento padrão. "Neles, fica claro um comportamento-padrão na maioria das casas legislativas no sentido oposto ao que pregam as boas práticas de gestão pública. De maneira geral, elas têm aumentado a cada ano o peso da folha de pagamento sobre o orçamento. 

O resultado disso é uma redução dos recursos para investimentos e melhorias no funcionamento dos legislativos. O efeito prático já pode ser percebido em alguns estados, com assembleias funcionando com instalações e condições de trabalho precárias", diz a reportagem.

Um dos efeitos do excesso de gastos com folha de pagamento citados pela reportagem são as dificuldades estruturais de funcionamento das casas. São citados problemas das instalações elétricas no Legislativo paraibano e falta de material de expediente no de Alagoas.

Em Alagoas, os deputados aprovaram uma polêmica lei dando à casa seus próprios limites na Lei de Responsabilidade Fiscal. A matéria terá a constitucionalidade questionada.

Apesar da posição de uma das campeãs em gastos com pessoal, a Assembleia do RN não teve nenhum problema estrutural apresentado.

Bruno Barreto
Editor de Política

*Informações do Jornal O Mossoroense


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior