sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Caern aguarda chegada de material para iniciar obras da adutora de engate rápido em Pau dos Ferros

A seca que atinge o País tem sido bastante severa no Alto-Oeste potiguar. Na cidade de Pau dos Ferros o abastecimento está em uma situação crítica, devido à baixa do manancial que atende a cidade. Para minimizar os efeitos do fenômeno climático, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) tem trabalhado para agilizar a adutora de engate rápido.

Para viabilizar a contratação da obra foi necessária uma dispensa de licitação em virtude da situação crítica. Por se tratar de uma adutora de diâmetro elevado, o material foi encontrado com dificuldade e agora a Companhia aguarda a chegada dele para iniciar as obras. Além disso, espera também a liberação de trechos por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão responsável por esta autorização.

A Caern, com o apoio do Governo do Estado, tem buscado soluções para a situação. Indo além das suas responsabilidades, continuando o abastecimento, quando poderia simplesmente ter entregue a situação para as Defesas Civis estadual e municipal. A adutora, que representa um grande alívio, está na lista de prioridades da empresa.

 A ADUTORA

A adutora vai beneficiar uma população de 26,6 mil habitantes da área urbana do município. O Ministério da Integração Nacional aprovou o aporte de recursos no valor total de R$ 13,54 milhões para a obra da adutora, que terá 40,4 quilômetros de extensão. A construção da adutora vai resolver o problema de abastecimento d"água que atinge da população daquela cidade.

Ela será uma derivação da Adutora Alto-Oeste, na parte que tem captação na Barragem de Santa Cruz. Como se trata de uma adutora de engate rápido - assim denominada por ter o modelo de instalação mais simples e, portanto, mais rápido - em dois meses ela deverá estar pronta, após iniciada a execução. A tubulação de 300 mm de diâmetro vai permitir uma vazão de 43 litros de água por segundo.

*Informações do Jornal Gazeta do Oeste


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior