quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Governo do RN lança primeiro Plano Estadual do Livro e Leitura do Nordeste

O Rio Grande do Norte ganhou na tarde desta terça-feira (10) o Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL/RN), que estabelece metas e estratégias para o desenvolvimento de programas e ações na área do livro, da literatura e das bibliotecas no estado. O lançamento foi realizado na Escola de Governo e contou com a participação da Governadora Rosalba Ciarlini, da secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, do adjunto da pasta, Joaquim de Oliveira, e do representante Nordeste do Ministério da Cultura, Roberto Azoubel.

O documento foi construído com base no Plano Nacional do Livro e da Leitura, e no Guia para elaboração e implantação dos planos estaduais dos Ministérios da Cultura e da Educação. O texto final do PELL/RN foi produzido a partir da discussão de professores, estudantes, leitores, representantes de universidades, especialistas na área de educação, e elaborado sobre quatro eixos temáticos: democratização do acesso, fomento à leitura e formação de mediadores, valorização da leitura e comunicação e apoio à criação e ao consumo de bens.

A secretária Betania Ramalho falou sobre a importância da execução do plano no Rio Grande do Norte como forma de ampliar as ações da secretaria de Educação no estado. “Essa foi uma conquista muito importante para nós. Pensamos nesse plano para ele ser uma referência, contando para isso com uma equipe técnica muito forte. O RN é o primeiro estado a cumprir a missão de democratizar a leitura e estamos muito orgulhosos disso”, comentou a titular da pasta.

A Governadora Rosalba Ciarlini ressaltou a relevância do Plano Estadual, que é o reflexo de uma gestão séria e sem mudanças de secretários. “Quando assumimos o Governo, pediram que indicássemos uma secretária educadora e em quase três anos de gestão não houve nenhuma troca na SEEC. Isso significa uma continuidade dos projetos e programas que nos permitiram o avanço em pontos importantes”, disse a Governadora, lembrando da ação dos Agentes de Leitura, dos recentes prêmios e reconhecimentos nacionais dos professores potiguares, e de ações do passado como a “ Campanha de pé no chão também se aprender a ler”, de Djalma Maranhão, e do método Paulo Freire, em Angicos. 

Na solenidade, a Governadora entregou de forma simbólica 100 livros para a secretária municipal de Lajes Pintadas, Cely Cristiane, e foi recebida pela Banda Marcial da Escola Estadual Nestor Lima, e pelo coral Canto do Povo.

*Assecom-RN


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior