segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sucesso da 51ª Festa do Boi é comemorado pelo Governo do Estado e Anorc

Mais de 6 mil animais expostos, cerca de R$ 2,1 milhões movimentados em vendas somente durante os leilões e todas as expectativas superadas, inclusive, de público. Estes são os números que representam o sucesso que foi a 51ª edição da Festa do Boi, realizada pelo Governo do Estado e pela Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc).

Na tarde deste domingo (20), ao participar do almoço de encerramento do evento, a governadora Rosalba Ciarlini enfatizou os investimentos na área da agricultura e pecuária, as ações estruturantes que vêm sendo realizadas pelo enfrentamento à seca, além de ter oficializado Tarcísio Bezerra, que estava atuando como secretário interino, como o novo titular da pasta da Agricultura, da Pesca e da Pecuária (Sape).

A governadora Rosalba Ciarlini ressaltou que as parcerias entre o Governo do Estado e a Anorc serão ampliadas a partir do programa RN Sustentável, que irá injetar U$S 540 milhões no Estado por meio de empréstimo com o Banco Mundial. Segundo a chefe do Executivo Estadual, dentro deste projeto, a maior parcela de recursos será para os projetos do campo. Ao todo serão investidos U$S 120 milhões para produtos da cadeia produtiva do mel, cajucultura, caprinovinocultura, pecuária leiteira, agricultura irrigada e pesca.

“Além das ações que já estamos desenvolvendo para preparar o nosso Estado para conviver com a seca, tivemos a oportunidade de captar estes recursos que irão nos ajudar para que o povo potiguar não sofra mais como tem sofrido com a seca. Nós estamos preparando o nosso Estado para conviver com a estiagem, mas também temos a certeza e a fé de que o ano de 2014 será de bom inverno para o Rio Grande do Norte”, afirmou Rosalba Ciarlini.

O presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá, comemorou o sucesso da Festa do Boi e ressaltou a superação das dificuldades enfrentadas durante o longo período de estiagem sofrido pelo semiárido nordestino. “A partir do momento em que a chuva voltou, todos os expositores e pecuaristas voltaram a planejar a exposição dos seus rebanhos. E conseguimos superar todas as nossas expectativas, inclusive batendo o recorde esperado de 4,5 mil animais expostos para 6 mil no Parque Artistófanes Fernandes”, pontou o presidente da Associação responsável pela administração do espaço, acrescentando que no próximo ano, além da tradicional Festa do Boi, o local também irá abrigar a primeira edição da Festa do Leite, evento voltado para a pecuária leiteira a ser realizado na primeira semana de junho.

O almoço oferecido pela Anorc também contou com a presença de toda a atual diretoria da Associação, dos seus ex-presidentes, dos presidentes de núcleos de raças, da Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), da Associação dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha do RN, da Federação da Agricultura do Estado do RN (Faern), além das autoridades do Governo na área da Agricultura.
 *ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASSECOM


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior