sábado, 26 de outubro de 2013

Provas no RN começam ao meio-dia em 41 municípos

Começa hoje a maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Rio Grande do Norte, o número de inscritos teve um salto de 28% este ano em relação ao de 2012. No ano passado foram 131.396 . Neste são 167.667, segundo dados do Ministério da Educação. As provas serão aplicadas em 41 municípios potiguares e 359 locais de provas.

O crescimento na participação no RN, explica o professor e coordenador Enem do CDF Colégio e Curso, Handerson Leão, se deve à mudança na forma de ingresso da UFRN que a partir deste ano será integralmente pelo Enem/SiSU, bem como pelo uso das notas para acesso a cursos técnicos e aos programas Ciências sem Fronteiras, Prouni e Fies.

Os candidatos devem estar atentos com o horário de verão em vigor em outros estados e no Distrito Federal. Assim, os portões dos locais de prova abrirão às 11h no Rio Grande do Norte – uma hora mais cedo do que o horário de Brasília. E às 12h será dado início às provas. 

Neste sábado (26), os candidatos farão provas de ciências da natureza e de ciências humanas, com 45 questões cada uma. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.

No domingo (27), o Enem aplica as provas de linguagens e códigos, que consiste em português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame ganha mais uma hora, devido à redação, e  cinco horas e meia. 

Em dois dias são 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Handerson Leão analisa que o tempo é curto e somente na leitura das questões se leva cerca de 3 minutos. “Como não tem tempo para ir e voltar, selecione, por temas, e comece pelas que têm maior facilidade”, disse ele.

O professor alerta: os alunos são avaliados pelo aprendizado de toda a vida escolar, principalmente no ensino médio. Ele desaconselha o estudo de conteúdos que o candidato apresentou dificuldades ao longo do ano. “Ele não vai aprender de última hora e só vai afetar o estado emocional. Então o melhor é apenas revisar, relembrar aquilo que ele já domina”, orienta.

Os inscritos podem deixar o local do exame, sem a prova, às 14h. Os cadernos podem ser levados a partir das 16h. O exame termina hoje às 16h30 e às 17h30, no domingo.

DICAS PARA O ENEM-2013
Dicas do professor Handerson Leão, coordenador do CDF Colégio e Curso.

1
Não descuide da alimentação, evite pratos mais calóricos ou diferentes da rotina alimentar. Dê preferência a alimentos leves. Para o local de prova, leve frutas e água.

2
Uma boa noite de sono fará diferença. Não deixe para revisar antes de dormir, isso poderá aumentar a ansiedade e atrasar o sono.

3
Respire e inspire. Sempre que sentir dificuldade ou aumentar o nível de tensão, faça exercícios de respiração por três minutos. Isso ajuda a relaxar e manter o foco.

4
Sem documentos de identificação, original e com foto, o aluno não terá acesso ao local de prova, por isso é melhor não esquecer. Se perdeu o documento, apresente boletim de ocorrência de até 90 dias antes da prova.

5
Verifique se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens e se não há defeito gráfico. Assine somente no campo indicado. O uso de caneta esferográfica preta  é obrigatório.

6
Como o aluno é avaliado pela questão respondida e não pela quantidade de questões, para otimizar o tempo, o ideal é começar pelos temas considerados mais fáceis pelo aluno.

7
Não é exigido apresentar o cartão de inscrição para fazer a prova. Mas o documento é importante para facilitar o aluno encontrar o local.

8
Portar aparelhos eletrônicos (tablets, câmeras e celulares), óculos escuros, bonés e material de consulta, como livros, apostilas e manuais são alguns dos motivos de eliminação.

9
Chegar uma hora antes – às 10h - da abertura dos portões evita correria e aborrecimentos.  

10
Participem de revisões, leiam a prova da edição anterior para ter ideia do tempo de execução.

*Tribuna do Norte


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior