quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bancários entram em greve por tempo indeterminado; BB e CEF de São Miguel já paralisaram suas atividades

Os bancários do Rio Grande do Norte e de vários estados do Brasil entraram em greve e paralisaram as atividades a partir das 00h de hoje (19). A decisão foi tomada pela categoria em assembleia realizada na noite de ontem (18) no antigo Colégio Imaculada Conceição, na Avenida Deodoro da Fonseca. Segundo Marta Turra, coordenadora-geral do Sindicato dos Bancários do RN, a paralisação afeta tanto os bancos privados quanto os bancos públicos.

De acordo com o Sindicato dos Bancários do RN, a proposta apresentada pelos banqueiros até agora é de apenas 6,1%, mesmo os bancos tendo batidos vários recordes de lucratividade nos últimos anos. O índice é muito abaixo do que a Contraf CUT (líder do comando nacional de negociação) está pedindo, que é de 11,93% e muito abaixo dos 22%, defendidos pela Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) grupo ao qual a base do RN faz parte, que pleiteia 22% de reajuste, para cobrir as perdas das últimas duas décadas.

A categoria pede reajuste salarial de 11,93%, que corresponde à inflação dos últimos 12 meses mais ganho real de 5%, além de melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e elevação do piso salarial -- dos atuais R$ 1.519,00 para R$ 2.860,21. A pauta de reivindicações da categoria envolve além dos aspectos de ordem econômica, melhores de condições de trabalho e saúde.

São Miguel – Em São Miguel as duas agências bancárias, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, seguiram o posicionamento adotado pelo Sindicato dos Bancários do estado e paralisaram as suas atividades nesta quinta-feira (19).

Alternativas - Com a paralisação os clientes dos bancos terão uma série de canais alternativos para a realização de transações financeiras, como por exemplo, os caixas eletrônicos, internet banking, o aplicativo do banco no celular (mobile banking) e operações bancárias por telefone.

Os clientes também podem realizar as transações através dos correspondentes bancários, que são as Casas Lotéricas e as Agências dos Correios, estas ultimas que dispõem do serviço de Banco Postal, que permite a realização de praticamente todos os serviços oferecidos por bancos, como pagamento e recebimentos de contas, desde que possuam convênio com o Banco do Brasil, solicitação de cartões de crédito, saques, depósitos e até abertura de contas.

*Informações do Blog São Miguel News


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior