quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Venha-Ver participa de campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde

A prefeitura de Venha-Ver, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, no próximo sábado, 24, o dia D da Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde.

O evento será na Unidade Mista de Saúde (UMS) a partir das 8h.

O objetivo da campanha é atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de 5 anos de idade (de 0 a 4 anos, 11 meses e 29 dias). Com isso, pretende-se manter a eliminação do sarampo e da poliomielite, intensificar as ações de imunização para a administração do reforço das vacinas poliomielite, DTP e 2ª dose da tríplice viral e, por fim, contribuir na redução da incidência de doenças imunopreveníveis, entre outros.

De acordo com Caliane Gonçalves, coordenadora de Imunização da SMSVV, todas as crianças menores de 5 anos devem ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal seja atualizado, conforme a situação encontrada. “Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança”, diz.

Estratégia
A atualização das vacinas será feita na sala de vacinação na Unidade Mista de Saúde, situada na zona urbana do município e em postos móveis na zona rural. Vários profissionais trabalharão para a realização da campanha, entre coordenador, supervisor, motoristas, vacinadores, registradores, auxiliares de limpeza e outros.

Contraindicações
Algumas vacinas apresentam contraindicação diante de situações clínicas específicas, mas a SMS recomenda analisar criteriosamente cada caso. “Febre no momento da vacinação é motivo para adiamento, no entanto, o ideal é procurar a USF mais próxima de casa e se informar”, aconselha Caliane.

*Jornal Gazeta do Oeste


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior