segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Documentário produzido por alunos da Uern conta a história do jornal O Mossoroense

Personagens como Emery Costa e Lauro da Escóssia Filho
 são destaques no documentário da Uern
Prestes a completar 141 anos de existência, o jornal O Mossoroense agora tem sua história eternizada através de um documentário produzido por alunos do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Intitulado “Resistência” o projeto, que tem duração de 21 minutos, será oficialmente lançado na próxima terça-feira, às 9h, na própria instituição de ensino.

“Às vezes penso que o mossoroense, filho da terra, não tem muita noção da importância deste jornal para a cidade, que acompanhou os fatos mais importantes de toda a história de Mossoró. É o terceiro jornal em circulação mais antigo no Brasil e quando você começa a conversar com as pessoas que acompanharam essa história, consegue ver a dimensão dela”, destaca a professora Márcia Pinto, responsável pela disciplina de Agência Experimental, na qual foi desenvolvido o projeto.

Participaram do processo de produção do documentário seis alunos, que ao longo de aproximadamente cinco meses consultaram os arquivos do jornal O Mossoroense preservados no Museu Histórico Lauro da Escóssia, entrevistaram cerca de 15 personagem que fizeram e fazem parte da história do veículo e junto ao laboratório de audiovisual do Departamento de Comunicação Social (Decom) editaram e finalizaram o material.

“O mais surpreendente é que nunca antes se tinha discutido, falado sobre o jornal em um trabalho audiovisual. Então nós tínhamos uma extraordinária história para contar e o ineditismo. O processo de produção foi tranquilo. 

Todas as fontes foram acessíveis, como o próprio Cid Augusto (diretor de redação do jornal), que é quem melhor contou essa história. Também entrevistamos o senhor Lauro da Escóssia Filho, que veio direto de Fortaleza e é um dos jornalistas mais antigos, ainda vivo, que passou pelo jornal, entre outras pessoas, como Gilberto de Sousa, Laíre Rosado, Emery Costa, Geraldo Maia”, detalha Márcia Pinto.

Continue lendo aqui!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior