segunda-feira, 1 de abril de 2013

Seca que atinge São Miguel voltou a ser destaque na mídia nacional


A seca que afeta o município de São Miguel, voltou a ser destaque na mídia nacional nesta sexta-feira (29), através de matéria exibida no Programa Globo Rural da Rede Globo e publicada no Portal G1.com. Veja na integra a reportagem.

No Rio Grande do Norte, o baixo nível das barragens levou a prefeitura de São Miguel a proibir o uso da água na irrigação das lavouras. Até mesmo a mandioca, uma cultura bastante resistente à seca, está sofrendo as consequências da estiagem prolongada.

Pela primeira vez, o agricultor José Franco enfrenta um prejuízo na lavoura. Até duas semanas atrás, o agricultor recorria a um açude pra irrigar a plantação, mas com a seca ele foi proibido pela Secretaria de Agricultura do Município de São Miguel de utilizar a água.

O açude do Bonito do município de São Miguel, no extremo oeste do Rio Grande do Norte, está com menos de 10% de sua capacidade máxima de armazenamento que é de quase 11 milhões de metros cúbicos.

Com o problema, os agricultores de São Miguel estão sendo orientados pela Secretaria de Agricultura a pescar antes que a água seque e os peixes morram. “Já que a água está acabando, pelo menos o peixe a gente está aproveitando” diz Antônio Alves da Silva, agricultor.

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 144 estão em situação de emergência por conta dessa seca que já é considerada pelo governo do estado, como a pior dos últimos 50 anos.

As chuvas que caíram em 2013 até agora no sertão potiguar foram escassas e isoladas. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, a EMPARN, nos últimos três meses só choveu 50 milímetros em São Miguel, sendo que a média para este período é de 200 milímetros.

No Rio Grande do Norte, mais da metade dos açudes está com o nível abaixo de 30% da capacidade máxima. Os dados são da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.

*São Miguel News


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior