sexta-feira, 5 de abril de 2013

Governadora entrega tablets para os professores de Ensino Médio da rede estadual


PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO COMEÇARAM A RECEBER DO GOVERNO DO ESTADO UM NOVO EQUIPAMENTO QUE PROMETE MELHORAR O DIA A DIA EM SALA DE AULA. COM A AJUDA DE TABLETS, OS EDUCADORES TERÃO UM NOVO MEIO PARA FACILITAR O ACESSO A CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS E PREPARAR AS AULAS. NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA (4), A GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI, NA COMPANHIA DA SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, BETÂNIA RAMALHO, FEZ A ENTREGA DE MAIS DE 200 APARELHOS PARA PROFESSORES DAS ESCOLAS DA ZONA LESTE, EM CERIMÔNIA REALIZADA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENADOR JOSÉ PINTO FREIRE (CENEP).

POR MEIO DE CONVÊNIO COM O GOVERNO FEDERAL, FORAM INVESTIDOS MAIS DE R$ 2 MILHÕES DE RECURSOS PRÓPRIOS NA COMPRA DE 4.301 TABLETS PARA OS PROFESSORES QUE ATUAM EM SALA DE AULA E 1.764 APARELHOS PARA A DIREÇÃO DAS ESCOLAS. “ESSA É UMA FERRAMENTA IMPORTANTE QUE AJUDARÁ TODOS OS PROFESSORES EM SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS. COMEÇAMOS A ENTREGAR OS TABLETS AOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DA ZONA LESTE, SEGUINDO A ENTREGA NAS ZONAS NORTE, SUL E OESTE, DE FORMA QUE TODOS OS PROFISSIONAIS DO ESTADO POSSAM RECEBER”, AFIRMOU A GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI.

AS AULAS PREPARADAS NO TABLET PODERÃO SER APRESENTADAS POR MEIO DA CONEXÃO COM RETROPROJETORES E LOUSAS DIGITAIS, ESPÉCIE DE RETROPROJETOR COMBINADO COM COMPUTADOR, QUE MUITAS ESCOLAS JÁ USAM DESDE O ANO PASSADO. A NOVIDADE IRÁ TORNAR AS ATIVIDADES DA ESCOLA MAIS ATRATIVAS PARA O PROFESSOR E PARA OS ADOLESCENTES, COM O OBJETIVO MAIOR DE MELHORAR O ENSINO MÉDIO.

“A EXPECTATIVA É QUE AS ESCOLAS POSSAM SE ADAPTAR PARA UMA REESTRUTURAÇÃO COMPLETA. CHAMAMOS ISSO DE EDUCAÇÃO POR MEIO DA TECNOLOGIA. COM ISSO, NOSSA INTENÇÃO É INSERIR PROFESSORES E ALUNOS EM NOVO MODELO DE ENSINO, PROPORCIONANDO NOVAS FORMAS DE CONHECIMENTO”, AFIRMOU A SECRETÁRIA BETÂNIA. “PARA NÓS, O MAIS IMPORTANTE É ESTAR INSERINDO OS TABLETS NO CONTEXTO DO SIGEDUC [SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO]“, DISSE.

COM A INTERAÇÃO DO SIGEDUC, A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO EXPLICOU QUE OS APARELHOS POSSIBILITARÃO O ACESSO DOS PROFESSORES AO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR, PODENDO TER ACESSO TAMBÉM A OUTRAS FERRAMENTAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. “SÃO AULAS QUE JÁ ESTÃO PROGRAMADAS NO SISTEMA E UM CONJUNTO DE ATIVIDADES. O TABLET NÃO PODE SER VISTO APENAS COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO, MAS TAMBÉM COMO UMA FERRAMENTA DE USO PEDAGÓGICO PARA PROMOVER O MELHOR ENSINO E APRENDIZAGEM”.

ATÉ O MEIO DESTE ANO, A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESTARÁ REALIZANDO UMA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA USO CONTÍNUO DOS TABLETS, COMO ESPÉCIE DE FORMAÇÃO CONTINUADA. “É IMPORTANTE LEMBRAR QUE ESSES APARELHOS POSSIBILITAM O TRABALHO EM TODAS AS DISCIPLINAS. HOJE EM DIA, OS ESTUDANTES JÁ NASCEM INSERIDOS NESSE MUNDO TECNOLÓGICO E NADA MELHOR DO QUE TRABALHAR AS DISCIPLINAS ESCOLARES NESSE PADRÃO. HÁ ESTUDOS QUE COMPROVAM QUE OS ALUNOS FICAM MAIS MOTIVADOS EM SALA DE AULA DIANTE DA TECNOLOGIA”, DECLAROU BETÂNIA RAMALHO.

A DISTRIBUIÇÃO DOS TABLETS É UMA AÇÃO QUE ESTÁ INSERIDA NO PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL (PROINFO), PROGRAMA EDUCACIONAL COM O OBJETIVO DE PROMOVER O USO PEDAGÓGICO DA INFORMÁTICA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. EM 2012, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO TRANSFERIU RECURSOS PARA 24 ESTADOS E DISTRITO FEDERAL, PARA COMPRA DOS EQUIPAMENTOS NO VALOR DE R$ 117 MILHÕES, O EQUIVALENTE A 382.317 TABLETS, QUE SERÃO DESTINADOS A ESCOLAS PÚBLICAS.

O APARELHO CONECTA-SE A REDES SEM FIO (TECNOLOGIA WIFI), ENTRE OUTRAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. ALÉM DISSO, COM O OBJETIVO DE AMPLIAR AS FUNCIONALIDADES PEDAGÓGICAS, O TABLET PODE SER CONECTADO A TELEVISORES, MONITORES E PROJETORES, POSSIBILITANDO APRESENTAÇÕES EM SALA DE AULA OU EM OUTROS AMBIENTES.

*Nossa José da Penha


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior