sexta-feira, 15 de março de 2013

Professores paralisam atividades em defesa da Educação Pública e dos Planos de Carreira


Os professores da rede estadual paralisaram suas atividades durante o dia de ontem em defesa da Educação Pública e dos Planos de Carreira do Magistério e dos Servidores da Educação. A parada de advertência segue até hoje, conforme acertado em assembleia da categoria.

Como uma forma de mobilização, os servidores se reúnem em um debate sobre saúde do trabalhador na educação, às 9h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN). Os servidores irão contar com orientações de um psicólogo, um fonoaudiólogo e um representante do Instituto de Previdência dos Servidores do RN (Ipern).

Segundo o professor Rômulo Arnaud, coordenador-geral do Sinte/RN, é alto o número de professores que adoecem em virtude das condições de trabalho. "Estamos com o objetivo de trabalhar mais essa questão daqui para a frente. São vários pontos que envolvem os problemas de saúde dos profissionais", explica.

Os trabalhadores reivindicam a reformulação do Plano de Carreira do Magistério e do cumprimento do Plano dos Servidores da Educação. "Foi feito um anteprojeto de revisão no final de 2010 e remetido para o Gabinete Civil. No entanto, quando o governo Rosalba assumiu, disseram que era necessário outro projeto. Até agora não foi fechada a comissão para trabalhar o Plano", afirma Rômulo Arnaud.

"Já o Plano dos Servidores foi implementado somente 30%, faltando os 70% restantes. A Justiça já determinou a prisão dos secretários que descumpriram as decisões, o Governo do Estado já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) e diz que não tem dinheiro para pagar o plano", completa.

A programação da parada de advertência de ontem dos servidores foi realizada em Natal. Em mobilização, uma caravana de professores de Mossoró seguiu para o município. Às 9h, foi realizado um ato político na praça Gentil Ferreira, no Alecrim. Já às 15h, houve a exposição do tema "Avaliação na Educação Básica", na sede do Sinte/RN.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior