quinta-feira, 21 de março de 2013

Estudantes de Apodi conquistam 1º lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia


Pelo segundo ano consecutivo, alunos da rede estadual do Rio Grande do Norte foram destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace, realizada pela Universidade de São Paulo - USP.
Com a pesquisa sobre o uso da Cera de Abelha no Revestimento de Frutos, um grupo de estudantes da zona rural de Apodi foi classificado em primeiro lugar nas categorias Empreendedorismo e Ciências Agrárias, durante a 11ª edição da feira, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de março.
Os alunos potiguares também foram convidados para publicar a pesquisa na revista Inciência e para apresentá-la na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia. O trabalho foi desenvolvido por Antônio Torres Geracino, Francisco Jociel Fernandes e Huguenberg de Oliveira Santos, que cursam o Ensino Médio na Escola Estadual Professora Zenilda Gama, de Apodi. A orientação foi da professora Antônia Gidélia da Costa Oliveira.
Durante o período de desenvolvimento da pesquisa, ocorrido em 2012, os estudantes conseguiram comprovar que o uso da cera de abelha, como revestimento, proporciona um prolongamento na vida útil dos frutos pós-colheita. Este ano, para representar o Rio Grande do Norte, na 11ª Febrace, foram expostos nove trabalhos.
Do total, oito fazem parte da rede estadual e foram selecionados através do projeto Ciências para Todos no Semiárido Potiguar, realizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Ufersa, e com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern.
A Febrace é considerada a maior feira de ciências e engenharia voltada para estudantes pré-universitários do país. O investimento do Governo do Estado com passagens, hospedagem e alimentação, para que os oito grupos de estudantes da rede pudessem participar da feira foi de oitenta mil reais.
"Mais uma vez, estamos muito satisfeitos com os resultados. Acompanhei de perto a apresentação desses projetos nas feiras regionais e posso dizer que eles foram bem elaborados e não ficam devendo a nenhuma iniciativa semelhante em outras redes. Com o esforço dos nossos professores e a parceria com as universidades, os alunos do Estado estão cada vez mais envolvidos nos projetos de iniciação científica e os resultados estão aparecendo. Nossos estudantes estão de parabéns", concluiu a secretária de Estado da Educação e da Cultura, professora Betânia Ramalho.
Mais de 300 projetos de estudantes do ensino básico foram expostos durante a 11ª Febrace. Os finalistas foram selecionados entre 1.898 trabalhos apresentados em 65 feiras afiliadas em todo o país.
Veja os projetos do RN selecionados
- A PALMA FORRAGEIRA COMO MATÉRIA-PRIMA NA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS CASEIROS: UMA ALTERNATIVA DE SUSTENTABILIDADE PARA O SEMIÁRIDO
Ana Clara de Morais Punes, Francisco de Assis de Oliveira Júnior, Valter Trajano dos Santos, Solange Batista da Silva (orientador)
Escola Estadual Mariana Cavalcanti, Luís Gomes/RN
- ANÁLISE EMPÍRICA DA DIMINUIÇÃO DO NÍVEL DE POLUIÇÃO DA ÁGUA COM A TÉCNICA DE ELETROFLOCULAÇÃO
Jonas Medeiros de Paiva, Marcondes Matheus de Morais Silva, Flávia Kaline de Paiva Silva, José Everton Pinheiro Monteiro (orientador) e Jórgia Vanessa Alves Dias (coorientador)
Escola Estadual 11 de Agosto, Umarizal/RN
- CAPTAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE FUMAÇA NA HIDROPONIA
Francisca Maiane da Silva, Francisco Neilson de Souza, Richard Ramon de Medeiros, Carlos Antônio Barros e Silva Júnior (orientador)
Escola Estadual Rui Barbosa, Tibau/RN
- COMPARAÇÃO DO RENDIMENTO DO BIODIESEL A PARTIR DOS ÓLEOS RESIDUAIS DE FRITURA
Daniel Sátiro Silva, Rayomara Radna de Araújo Pereira, Ana Yasmim de Oliveira e Lindeberg Ventura Sousa (orientador)
Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, Mossoró/RN
- GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: NEWTON E O PESO DOS CORPOS
Jéssica Milena Alves Gomes, Aleksander Rafael Silva e José Everton Pinheiro Monteiro (orientador)
Escola Estadual 11 de Agosto, Umarizal/RN
- LAVA-JATO SUSTENTÁVEL
Francisco Caio Dantas, Pedro Henrique de Oliveira Medeiros, Mateus Emanuel Eufrásio da Fonseca e Francisco Adalberto Lopes (orientador)
Escola Estadual Silvestre Veras Barbosa, Espírito Santo do Oeste, Paraú/RN
- O USO DA RASPA DA CASCA DO JUAZEIRO NO TRATAMENTO DENTÁRIO
Thaís de Oliveira Almeida, Taianny de Oliveira Almeida, Francisco Paulo Ramon Rocha Paiva, Maria do Socorro de Sousa Freire Costa (orientador)
Escola Estadual Moreira Dias, Mossoró/RN
- USO DE CERA DE ABELHA NO REVESTIMENTO DE FRUTOS
Antônio Torres Geracino, Francisco Jociel de F. Fernandes, Huguenberg de Oliveira Santos, Antônia Gidélia da Costa Oliveira (orientador), Wallace Edelky de Souza Freitas (coorientador)
Escola Estadual Professora Zenilda Gama Torres, Apodi/RN


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior