sábado, 22 de setembro de 2012

Uern debaterá direitos de portadores de deficiência

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação/ Departamento de Apoio à Inclusão (Proeg/Dain), debaterá em seminário "A Deficiência Física e Direitos Humanos", quarta-feira, às 19h, auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

O tema será abordado para alunos, professores, profissionais que trabalham no setor e demais interessados. As inscrições são gratuitas e realizadas no Dain, a partir de segunda-feira, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Serão encerradas no momento do preenchimento das vagas.

A discussão da temática será realizada em mesa-redonda com os seguintes participantes: Francisca Lúcia Aquino de Paula (presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró (Adefim)), Michaell Magnos Chaves de Oliveira (Técnico em Deficiência Física do Dain/Uern) e a professora Versuka Sayonara de Góis (Faculdade de Direito/Uern).

A discussão é dentro das reflexões acerca dos direitos dos portadores de deficiência física, já que ontem foi o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais.

Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

A data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior