sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Copa do Nordeste: Sorteio define destino dos potiguares na competição

Em uma festa compatível com a grandeza do evento, a Copa Nordeste foi lançada ontem em Fortaleza. A competição que voltará a fazer parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na próxima temporada, reinicia modificada em sua forma de disputa, com os 16 representantes sendo distribuídos em quatro grupos e tem o início previsto para o dia 19 de janeiro. Sport, Bahia, Vitória e Santa Cruz foram definidos como os cabeça de chave.

O diretor de competição da CBF, Virgílio Elísio, descartou a possibilidade da competição nordestina oferecer uma vaga para disputa da Copa Sul-Americana, alegando que as vagas já haviam sido redistribuídas e que, neste momento, a entidade não teria como mudar uma coisa que já havia sido definida e divulgada. Mas o dirigente prometeu estudar a possibilidade com carinho a partir de 2014. "Estamos estudando a possibilidade, mas por enquanto sem vagas para a Sul Americana. O regulamento está feito e a vaga não esta lá", afirmou em entrevista coletiva.

No sorteios, o ABC ficou no grupo A, ao lado de Bahia, Ceará e Itabaiana.  Já o América caiu no grupo C junto com Vitória, ASA e Salgueiro, que por ter sido o terceiro colocado no Campeonato Pernambucano ganhou a vaga que nas edições anteriores da competição regional pertenceu ao Náutico. Os demais grupos terão os seguintes integrantes: B) Sport,  Fortaleza, Confiança e Souza; D) Santa Cruz, CRB, Campinense e  Feirense/BA. O grupo abecedista foi o apontado como o mais complicado e o do Santa Cruz o mais fraco.

Na fase inicial os clubes jogam entre sí dentro do mesmo grupo em jogos de ida e volta. Os dois primeiros classificados de cada um dos quatro grupos para para segunda fase, que passará a ter confrontos eliminatórios (mata-mata). Os cruzamentos vão obedecer a seguinte ordem: 1º de A x 2º de C, 1º de C x  2º de A,  1º de B x 2º de D  e 1º de D x  2º de B. Dessa forma já poderemos ter um encontro entre os dois representantes potiguares nas quartas-de-finais.

A abertura da competição será realizada na Arena Fortaleza, como ficou determinado pela CBF. Dessa forma o estádio cearense será o primeiro que está sendo reconstruído para Copa a receber um jogo de competição oficial em 2013, iniciando a fase de testes. A inauguração do estádio está prevista para o próximo mês de dezembro, ele é o que se encontra em processo mais adiantado de construção.

Os títulos das edições anteriores da Copa do Nordeste estão distribuídos da seguinte forma: Vitória (5 títulos), Sport e Bahia (2 títulos), América e Ceará (1 título).

A festa de lançamento da Copa Nordeste ocorreu no hotel Marina Park, em Fortaleza e contou com todos os representantes dos clubes participantes e presidentes das federações nordestinas de futebol, além do presidente da CBF, José Maria Marín, e do presidente do secretário-geral da CBF, Marco Pólo Del Nero.

COPA NE 2012

Grupo A: Bahia, Ceará, Abc e Itabaiana

Grupo B: Sport, Fortaleza, Confiança e Sousa

Grupo C: Vitória, América, ASA e Salgueiro

Grupo D: Santa Cruz, CRB, Campinense e Feirense

*Tribuna do Norte


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior