sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Assembleia universitária marca as comemorações dos 44 anos da uern


Criada pela Lei Municipal nº 20/68, de 28 de setembro de 1968, assinada pelo então prefeito Raimundo Soares de Souza, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das mais importantes Instituições de Ensino Superior do Estado. São 44 anos de história, de luta e de orgulho pela formação de milhares de profissionais sempre com base no tripé: ensino -pesquisa - extensão.

Para celebrar a data maior da Uern, será realizada hoje, 28, a tradicional Assembleia Universitária. A solenidade será realizada a partir das 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, e reunirá toda a comunidade acadêmica e ex-alunos em uma festa de confraternização.

Os convidados serão recepcionados por volta das 18h, pelo Grupo de Chorinho Ingênuo. A abertura da solenidade será com o Coral Uern e a Camerata de Cordas.

Durante a Assembleia serão agraciadas personalidades locais com a comenda Medalha da Abolição. Neste ano, serão reconhecidas personalidades de Mossoró que se destacam na temática "Humanização da Saúde". Desse modo, receberão a medalha Cristina Scherzinger, Francisco José Cure de Medeiros e Jerônimo Rosado Cantídio.

A programação cultural da Assembleia Universitária terá apresentações especiais dos grupos do Conservatório de Música D'Alva Stella Nogueira Freire.

O reitor Milton Marques de Medeiros convida toda a comunidade acadêmica para participar da Assembleia Universitária comemorativa do 44° aniversário da Uern.

A Universidade, criada na década de 1960 como Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (Furrn), teve como primeiro reitor João Batista Cascudo Rodrigues. Há 25 anos, no dia 8 de janeiro de 1987, o governador Radir Pereira, através da Lei nº5.546, estadualizou a Uern.

A instituição está presente de forma direta em 17 cidades do Rio Grande do Norte. São cinco Campi Avançados, incluindo o Campus Central, em Mossoró, e 11 Núcleos Avançados de Ensino Superior.
Os campi localizam-se em: Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Os núcleos estão sediados nas cidades de Areia Branca, Apodi, Caraúbas, Umarizal, São Miguel, Alexandria, João Câmara, Touros, Macau, Nova Cruz e Santa Cruz. A distribuição da Uern faz com que não haja uma só cidade potiguar que fique a mais de 70 km de uma dessas unidades universitárias.

A Uern conta mais de 80 opções (licenciatura e bacharelado) nos 32 cursos de graduação. O Processo Seletivo Vocacionado (PSV) oferece, anualmente, mais de 2.400 vagas.

Com foco na Pós-Graduação, a Uern conquistou este ano seu sétimo curso de Mestrado (Mestrado em Ciência da Computação, Mestrado em Física, Mestrado em Ciências Naturais, Mestrado em Saúde e Sociedade, Mestrado em Educação, Mestrado em Ciências Sociais e Humanas e Mestrado em Letras.). Conta ainda com dois cursos de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciências da Saúde e em Administração e um Mestrado Interinstitucional (Minter) em Direito.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior