quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Técnicos-administrativos da Ufersa avaliam aceitar proposta do governo e encerrar paralisação

Técnicos-administrativos da UFRN e da Ufersa se reuniram ontem (21), às 9h, nos auditórios das reitorias para avaliarem e discutirem a situação da greve. De acordo com a assessoria do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte (Sintest/RN), a previsão é que o RN aceite a última proposta feita pelo Governo, isto é, reajuste de 15,8% em três anos, sendo 5% em 2013, mais 5% em 2014 e por fim 5% em 2015.

A assessora Lívia Cavalcanti informou que os profissionais devem dar uma resposta sobre o fim ou não da greve até hoje (22).

"Em conversa com as universidades percebemos que o sentimento é de aceitação em relação a proposta feita pelo Governo. O Comando Nacional de Greve (CNG) também tem se mostrado a favor, pois na última reunião com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) ficou claro que o governo não irá mais avançar nas propostas. Como são muitas categorias e diversas instituições envolvidas não se pode afirmar com certeza se todas as bases irão concordar com a medida".

As universidades precisam oferecer uma contrarresposta até o dia 22 de agosto, para que as negociações sejam encerradas no dia 24 do mesmo mês e enviadas antes do dia 31 ao Congresso. A margem de negociação após o dia 31 de agosto é praticamente nula, pois se fecha o prazo para a entrega da proposta de orçamento a ser enviada ao Congresso. Se a maioria votar pelo fim do movimento, o retorno unificado ao trabalho deverá acontecer na próxima segunda-feira (27).

"Entendemos que a proposta parcelada em três anos não atende aos anseios da categoria, não cobre plenamente todas as perdas e não atende efetivamente todas as classes. Porém, é preciso analisar cuidadosamente o que acontece caso seja recusada a proposta dos 15%", esclareceu a assessoria.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Petrus Estúdio - Projetado por: Pedro Júnior